segunda-feira, 28 de setembro de 2009

"Vidas separadas pelo mar" em Brasília

A escritora e jornalista itajaiense Sheila Ana Calgaro irá lançar o livro “Vidas separadas pelo mar”, na 3º Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca, em Brasília. O evento acontece no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro.

Com o lançamento do livro, também será aberta a exposição de fotos e extratos da obra, além da exibição do documentário “Ciclo das Horas”. Tanto o documentário como a obra retratam as histórias de vidas de pescadores industriais, familiares e pessoas ligadas à pesca industrial em Santa Catarina.

O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca (Conape) e coordenado pelo Ministério de Pesca e Aqüicultura (MPA). O vice-presidente, José Alencar, e a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, além do Ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, estarão presentes na abertura oficial.

CONTATO: Sheila Ana Calgaro - (47) 9605-6061



Sobre a obra

O livro-reportagem "Vidas separadas pelo mar" reúne narrativas retratando a vida de pessoas relacionadas à pesca industrial em Santa Catarina. O objetivo maior é registrar memórias e vivências de cidadãos anônimos que somem frente aos números e dados oficiais quando se trata da atividade pesqueira.

A autora apresenta histórias como a de Pinta Preta, pescador português que trabalhou em embarcações ainda movidas a carvão e foi pioneiro em explorar os mares do extremo-sul do Brasil. A vida de Virgínia, solitária em sua casa, convivendo com a constante espera pelo marido. As lembranças de Ricardo, sobrevivente de um naufrágio, que ficou quatro dias à mercê do oceano. A tristeza de Salma Benta, ao perder três filhos para o mar.

Histórias também vivenciadas por Sheila, a bordo do barco Monkfish, durante cinco dias em alto-mar, com dez pescadores. "Foi a maneira mais viva que encontrei para trazer minhas impressões e sensações ao texto meramente informativo. Para relatar a rotina estafante destes homens a puxar centenas de metros de rede, durante o dia inteiro", explica a autora. Desta forma, o livro se divide em 14 capítulos com histórias de vidas e aqueles nos quais a autora narra, em primeira pessoa, a experiência em alto-mar.

O livro foi lançado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com patrocínio da Multilog e apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca). A obra surgiu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso da autora, apresentado em julho de 2007, para obtenção do diploma de bacharel em Jornalismo, pela Univali. Foram publicados mil exemplares, através da Editora Maria do Cais.

Exposição itinerante e outros projetos

O projeto, proposto na Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, foi ampliado para a exposição itinerante de 14 banners, com trechos do livro e fotos dos personagens, feitas pelo jornalista Elton de Souza. A exposição já percorreu espaços públicos em Itajaí, Florianópolis e Bombinhas.

A autora distribuiu gratuitamente cerca de 500 exemplares para pesquisadores de todo o país, além de algumas escolas de Itajaí e Florianópolis. Os professores já estão utilizando o livro em sala de aula.

"Muitas crianças e jovens têm pescadores em suas famílias. Mostrar a importância das memórias destas pessoas é fundamental para que os alunos também entendam a história da nossa região".

Sobre o documentário “Ciclo das Horas”

O documentário “Ciclo das Horas” mostra os relatos de pescadores industriais e familiares, o trabalho de semanas no mar e o cotidiano de poucos dias em terra. Todos eles trabalham em Itajaí, mas vivem na cidade de Imbituba, município com pouco mais de 40 mil habitantes. O vídeo une os depoimentos com uma narração poética e lúdica, misturando elementos de animação.

As imagens mostram a rotina de dez pescadores em alto-mar, durante viagem realizada por Sheila Ana Calgaro, diretora e produtora geral do documentário, além de depoimentos de seus familiares em terra. O filme foi finalizado apenas em julho deste ano e realizado de forma independente.

A equipe conta com a produção de Simone Castro, arte e fotografia de Mederijohn Corumbá, edição de Luciana Siebert e Roberto Stahelin, finalização de Luciana Siebert, trilha sonora de Leonardo Felippi e narração de Mariana Furlan. O apoio é do Sitrapesca e Pousada Barra Mar.

Agora, a equipe busca patrocínio para o filme, produção de DVD’s e exibições públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário