segunda-feira, 22 de junho de 2009

Exibição na Univali, 26/06, às 18h30 e 20h40



O documentário Ciclo das Horas será exibido nesta sexta-feira, na Biblioteca Central


No mar, eles são pescadores apaixonados pelo trabalho ou condenados a um emprego que carece da aplicação das leis trabalhistas. Em terra, eles são pais e maridos que dividem seu tempo entre partidas e reencontros, convivendo com as saudades e a ausência da família. O documentário Ciclo das Horas mostra os relatos destes pescadores industriais, acostumados à rotina de semanas no mar e poucos dias em terra, além de depoimentos dos filhos e das esposas que enfrentam a constante espera pelo retorno.


O filme será exibido no hall da Biblioteca Central da Univali (Itajaí), nesta sexta-feira (26/06), em duas sessões, às 18h30 e 20h40, com apoio da Seção de Arte e Cultura. O documentário, dirigido pela jornalista Sheila Ana Calgaro, encerra a exposição de fotos e extratos do livro Vidas separadas pelo mar, da mesma autora.


Todos os pescadores presentes no filme trabalham nas empresas de pesca de Itajaí, mas vivem na cidade de Imbituba, litoral-sul de Santa Catarina. Ciclo das Horas une os depoimentos a uma narração poética e lúdica, além de elementos de animação e imagens da rotina destes pescadores em mar e em terra.


O projeto surgiu a partir da viagem a alto-mar, em fevereiro de 2007, com dez pescadores embarcados. Através desta experiência, Sheila pôde perceber as dificuldades deste trabalho, o sentimento de abandono no meio do oceano e as precárias condições de segurança em caso de acidentes. Essa viagem também serviu como base para escrever o livro citado acima.


Em setembro de 2007, o filme foi lançado em Imbituba, na vila de pescadores, e reuniu mais de 500 pessoas. Agora, passou por uma nova edição e finalização. No entanto, os realizadores ainda buscam patrocínio para este projeto – feito de forma independente – e outras exibições públicas.


A equipe conta com a produção de Simone Castro, arte e fotografia de Mederijohn Corumbá, edição de Luciana Siebert e Roberto Stahelin, finalização de Luciana Siebert, trilha sonora de Leonardo Fellipi e narração de Mariana Furlan. O apoio é do Sitrapesca e Pousada Barra Mar.


CONTATO:


Sheila Ana Calgaro (diretora do filme/autora do livro) –(47) 9605-6061


Simone Castro (produtora do filme) – (47) 8422-6733


SERVIÇO:

O quê: Exibição do documentário “Ciclo das Horas” – encerramento da exposição de fotos e extratos do livro “Vidas separadas pelo mar”.

Quando/Onde: Sexta-feira (26/06), no hall da Biblioteca Central da Univali, com sessões às 18h30 e 20h40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário